Sobre nós

    O Bloco
Criado em 2001, no Instituto Municipal Nise da Silveira, o Bloco Carnavalesco Loucura Suburbana reune pacientes, familiares, funcionários e moradores do bairro do Engenho de Dentro e adjacências. Transpôs os muros do hospício, criando um movimento de integração com a comunidade, tendo como motivação a maior festa popular brasileira.
O Loucura Suburbana abre o carnaval do Engenho de Dentro, resgatando o carnaval de rua do bairro e promovendo importante mudança de mentalidade na população que, participando do seu desfile anual, vê transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e desejo de integrar-se.
 
Ponto de Cultura
Em 2010 o bloco recebeu a chancela de Ponto de Cultura, passando a oferecer à rede de saúde mental do Rio de Janeiro e à comunidade atividades permanentes integradas, que resgatam a memória do samba e carnaval e que modificam o cenário de prestação de serviços em saúde mental, com a incorporação da cultura em seus dispositivos.
As atividades oferecidas são gratuitas e abertas à comunidade: Ateliê de Adereços, Fantasia e Moda, Oficina Livre de Música, Oficina de Percussão, Oficina do Papel, Encantarte Editora, Escola de Informática e Rodas de Samba mensais, na Praça Rio Grande do Norte, no Engenho de Dentro.
Este trabalho tem se revelado de grande valor terapêutico na medida em que permite à clientela psiquiátrica ressignificar suas vidas através da expressão e da identificação com suas raízes culturais, representando importante ação na luta contra a exclusão social e o estigma da loucura.
 
EIC – Escola de Informática e Cidadania Nise da Silveira
A Escola de Informática e Cidadania Nise da Silveira (EIC), criada em 2002, é uma parceria com o CDI – Comitê pela Democratização da Informática (verificar se está correto) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para promover a inclusão digital de pessoas portadoras de transtornos mentais e/ou emocionais possibilitando que interajam com o mundo fazendo uso da linguagem da informática.
Devido à grande procura, a partir do segundo curso foram abertas vagas para familiares de pacientes, funcionários da instituição e para a comunidade.
Promove também a habilitação, ou a reabilitação, para o trabalho de pessoas em tratamento psicoterapêutico no Instituto Municipal Nise da Silveira para desempenhar a função de instrutor de informática.
A EIC é um espaço de educação onde as pessoas têm acesso às informações que lhes possibilite pensar no exercício dos seus direitos e deveres de cidadania.
Até o momento 477 alunos se formaram em 13 turmas de curso básico, 1 turma de avançado e 1 de internet.
 
EncantArte Editora
A EncantArte Editora é um projeto social de geração de renda criado em 2003 para os usuários de saúde mental que se desenvolveram na linguagem da informática e que têm interesse pelo desenvolvimento de habilidades artísticas.
Constitui-se em uma iniciativa de inclusão de produções literárias e de artes gráficas no mercado de trabalho, na tentativa de gerar renda aos participantes, além de se apresentar como uma alternativa na editoração de trabalhos que possam produzir informação e cultura.
Seu principal objetivo é a construção coletiva de um espaço contemporâneo, que, a partir de atividades voltadas ao cotidiano de uma editora, proporcione ao mesmo tempo o desenvolvimento de habilidades sociais, organizativas e de estruturação da editora, o desabrochar de diferentes linguagens artísticas, de laços afetivos, conferindo um sentido à aprendizagem, o reconhecimento da produção e, principalmente, um espaço de promoção de trocas sociais dentro e fora da instituição psiquiátrica.
Pretendendo ser um espaço catalisador e articulador entre produções literárias desenvolvidas dentro da instituição e a realidade do cotidiano da cidade, possibilita ao usuário apropriar-se de múltiplas linguagens de expressão e de comunicação.
Dessa forma, a EncantArte editora busca funcionar como uma ponte de interesses e inserções sociais que estimula a livre expressão, a descoberta de potencialidades, o direcionamento de habilidades que geram renda para a realização de projetos de vida transformadores do que antes era somente loucura e caos.
Oficinas e Atividades
• Oficina de Percussão:
3as e 5as feiras – de 14h às 15h30 – no Instituto Municipal Nise da Silveira
• Oficina Livre de Música:
5as feiras – de 14 às 16horas – aula de cavaco, violão e composição musical – no CAPS Clarice Lispector
• Ateliê de Adereços, Moda e Fantasias:
2as e 6as feiras - de 10h às 17h  – no Instituto Municipal Nise da Silveira
• Oficina do Papel: cartonagem e confecção de artigos de papelaria:
4as feiras - das 10 às 16h – no Instituto Municipal Nise da Silveira
• Desfile Bloco de Carnaval:
toda 5ª feira antes do Carnaval e em eventos durante o ano.
• Rodas de Samba:
uma vez por mês na Praça Rio Grande do Norte, Engenho de Dentro, das 17h às 21h, reunindo personagens do mundo do samba, moradores dos bairros vizinhos e convidados.
 
Parcerias
Instituto Municipal Nise da Silveira
Secretaria Municipal de Saúde
Museu de Imagens do Inconsciente
Espaço Aberto ao Tempo
Caps Clarice Lispector
Núcleo de Ciência, Cultura e Saúde
Eat/Faetec
Gres. Arranco do Engenho de Dentro
Quadra Só na Bola
Escola de Samba Embaixadores da Alegria

História do projeto

Nessa seção você pode descrever a história do seu projeto e as razões que levaram à sua criação. É conveniente mencionar os marcos e as pessoas importantes que dele participam.

Nossos usuários

Aqui você pode descrever os usuários típicos e o porquê desse projeto ser importante para eles. É interessante motivar seus visitantes, assim eles irão retornar ao seu site.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!